Skip to main content

Casaquinho de bebe de 5 horas - Modelo/Receita grátis em português


É, no mundo do tricot, um dos modelos mais antigos e mais populares. Há uma razão (óbvia) para tal: é supersónico, bonito, sem costuras, confortável e, por isso, perfeito para pessoas pequeninas.

Este modelo em particular (e segundo a autora do modelo) é para rapaz, porque elimina as laçadas utilizadas no modelo que é supostamente para rapariga. Francamente, acho que é um preciocismo. Um bebé é um bebé e não é necessário sujeitar as micro-pessoas a crises de identidade de género. Este modelo original, em inglês, é da autoria de Gail Bable e pode ser encontrado no Ravelry aqui. O modelo/a receita que publico aqui agora tem algumas alterações da minha autoria (nas mangas, por exemplo), porque considero que são mais simples do que a versão original.

(C) Gail Bable, Março de 2005. Todos os direitos reservados.

Casaquinho de bebe de 5 horas - Modelo/Receita grátis em português

Materiais

  • Agulhas de 6 ou 6.5 mm;
  • 120 gramas de fio para agulhas de 5 (worsted);
  • Amostra:  4 malhas/2.5 cm;
  • Medidas finais: 50 cm de circumferência, aproximadamente 0-6 meses.
  • Um contador de carreiras.
  • Um cronómetro para ver mesmo se demora as prometidas 5 horas! :)

Notas Prévias e Abreviaturas:

  •  M1: montar uma malha - aumento intercalar, conforme a sua técnica preferida;
  • AdB– corresponde a um aumento de barra, no qual tricotamos a mesma malha pela frente e por trás.
  • MM - meia;
  • ML - liga
  • Os três primeiros pontos de todas as carreiras devem ser feitos como meia.

Para Começar: 

  • Começando no pescoço, monte 33 malhas.

  • Corpo:
    Carreiras 1 - 4: Tricotar meia.
    Carreira 5: 3 MM, tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM
    Carreira 6: 3 MM, * AdB, 1 mm*, repetir de * a * até às últimas 4 malhas, terminando com um AdB, 3 MM. (47 malhas)
    Carreira 7: 3 MM, tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 8: Tricotar meia
    Carreira 9: Tricotar meia
    Carreira 10: 3 MM, * AdB, 2 mm*, repetir de * a * até às últimas 4 malhas, terminando com um AdB, 3 MM. (61 malhas)
    Carreira 11: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 12: Tricotar meia
    Carreira 13: Tricotar meia
    Carreira 14: 4 MM* AdB, 3 mm*, repetir de * a * até às últimas 5 malhas, terminando com um AdB, 4 MM. (75 malhas)
    Carreira 15: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 16: Tricotar meia
    Carreira 17: Tricotar meia
    Carreira 18: 4 MM* AdB, 3 mm*, repetir de * a * até às últimas 6 malhas, terminando com um AdB, 5 MM. (89 malhas)
    Carreira 19: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 20: Tricotar meia.
    Carreira 21: Tricotar meia.
    Carreira 22: 5 MM* AdB, 5 mm*, repetir de * a * até ao final da carreira.
    Carreira 23: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 24: Tricotar meia.
    Carreira 25: Tricotar meia .
    Carreira 26: Irá colocar marcadores para mostrar as posições das frentes, costas e mangas – 6 mm, M1, 5 mm, M1, 5 mm, M1, 1 mm, colocar marcador (20 malhas para a primeira frente), 1 mm, M1, 6 mm, M1, 5 mm, M1, 6 mm, M1, 1 mm, colocar marcador (23 malhas para a primeira manga), 1 mm, M1, (6 mm, M1) duas vezes, 5 mm, M1, (6 mm, M1) duas vezes, 1 mm, colocar marcador (37 malhas para as costas), 1 mm, M1, 6 mm, M1, 5 mm, M1, 6 mm, M1, 1 mm, colocar marcador (23 malhas para a segunda manga), 1 mm, M1, 5 mm, M1, 5 mm, M1, 6 mm (20 malhas para a segunda frente)
    Carreira 27: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 28: Tricotar meia, aumentando 1 malha antes e depois de cada marcador (131 malhas).
    Carreira 29: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 30: Tricotar meia, aumentando 1 malha antes e depois de cada marcador (139 malhas).
    Carreira 31: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 32: Tricotar 22 malhas como meia, colocar as malhas para a primeira manga num alfinete segura malhas, tricotar meia até ao próximo marcador, colocar as malhas para a segunda malha num alfinete segura malhas, tricotar meia até ao final da carreira.
    Carreira 33: 3 MM, Tricotar liga até aos últimos três malhas, 3 MM.
    Carreira 34: Tricotar meia.
    Repetir estas duas carreiras mais 8 vezes.
    8 carreiras como meia (ponto de mousse).
    Remate o corpo.

    Mangas: 
  • Coloque as malhas da primeira manga em 3 ou 4 agulhas de duas pontas (ou numa agulha circular, se preferir o método do “círculo mágico”), apanhando 4 malhas adicionais debaixo do braço;
  • Tricotar, de forma circular, meia durante 16 carreiras. 
  • 8 carreiras de ponto de mousse (1 carreira como meia, 1 carreira como liga, repetir 4 vezes).
  • Remate a manga.
  • Repetir as instruções para a segunda manga.

    (Se preferir, pode tricotar as mangas a direito, sem utilizer o tricot circular. Para tal, basta colocar as malhas numas agulhas “normais”, apanhar 4 malhas debaixo do braço e tricotar ponto jersey durante 16 carreira + ponto de mousse durante 8 carreiras, cozendo depois as costuras para dar forma às mangas). 

    Agora a parte mais importante: arranje um bebé, vista o casaco e dê um passo atrás. Sorria de orgulho e de "cuteness overload"!


Comments

Popular posts from this blog

OMG, It's Almost Christmas Fingerless Mitts - Free Crochet Pattern/Modelo Grátis de Crochet

Every year is the same. In August, I start going on and on about how I need to be knitting/crocheting for Christmas and then December comes and I do everything in a matter of days, so I need super-quick patterns. Discipline is not my forte. Yesterday, I decided to make these fingerless mitts and I think that the end result is something worth sharing. For that reason, here's the pattern. É sempre o mesmo. Em Agosto, começo a dizer que é preciso começar a trabalhar para o Natal e depois chega a Dezembro e faço tudo no espaço de alguns dias, razão pela qual preciso de modelos rápidos. A disciplina não é o meu forte. Ontem, decidi fazer estas luvas sem dedos e acho que o resultado final até merece ser partilhado. Por isso, aqui fica o modelo.


OMG, It's Almost Christmas Fingerless Mitts - Free Crochet Pattern Materials:50 gr of DK weight yarn, in Main Colour (MC);50 gr of DK weight yarn, in Complementary Colour (CC);(100 gr of DK weight yarn if you're going for the sin…

2.5 k - A Quick Granny Stripes Crochet Lapghan

After having spent an entire week trying to finish what apparently was a never-ending dress for Litte A. in *navy blue* (the horror!), I needed some instant "craftification". And nothing says fast like a Q/15mm hook and 4 strands of yarn held together, right?

The yarns had all been in my stash for quite some time, staring at me, softly whispering "Please, make something out of me" and you know you should always listen to what your yarn has to say.... Particularly the Sale Luxury Premium one, of which I ordered 16 skeins back in February only to find out that it did not live up to my expectations. "Make a lapghan out of me", it said, and the Anarchist quickly complied, using 12 skeins of the sheep-smelling fussy mess. To the mix, I added 3 skeins of Baby Multicolor and 2 skeins of Diva, all from Ice Yarns. So my stash is 2370 meters lighter! That's almost 2.5 kilometers (2700 yards, give or take)! That's a whole lotta yarn! Not bad, for such a simp…

Sock Yarn Baby Blanket - Free Knitting Pattern

Disclosure: This post contains affiliate/referral links, which only means that if you click the link and buy something, I'll get a small commission. And trust me: by small, I mean small as in so-small-that-it-cannot-even-support-my-yarn-addiction. 
Most baby blankets' patterns give me the creeps. They're heavy, frumpy, impractical and even worse is when they have a right side and a wrong side (who has time for that when you're trying to wrap up a baby in the cold?). More, baby H., my much-anticipated godson, will be born right in the middle of summer and temperatures here get quite high. So, with all this in mind, I decided I wanted something extraordinarily light, colourful and easy. And this was born: 
It only weighs 150 gr, it's light, airy but still able to keep those cold summer evenings and nights at bay! And the pattern (if we can even call it a pattern) couldn't be any simpler: you knit, knit, knit and let the yarn speak for itself. I think the most imp…